quarta-feira, 22 de julho de 2015

Filme: A Incrível História de Adaline

 "Segundo o princípio de Von Lehmann, sobre a compressão de elétrons e ácido desoxirribonucleico, que seria descoberto em 2035, Adaline seria imune aos efeitos do tempo e não envelhecerá mais um dia ."

  Olá meus amores! Como você estão?
  Estou aproveitando esse resto de férias da faculdade, para atualizar minha lista de filmes e livros que tinha em mente e compartilhar aqui pra vocês, sendo assim, hoje irei falar sobre um filme recente, que não tive a oportunidade assistir no cinema por falta de dinheiro, (vida de estudante não é fácil), mas, ainda bem que existem os sites de filmes online para nos ajudar nessa questão.
  O filme de hoje se chama "A Incrível História de Adaline" (The Age of Adaline), que foi lançado em 28 de maio desse ano, apesar de não ter sido tão aclamado pela crítica, e a história ter um final previsível (pelo menos pra mim), o longa é envolvente, onde seu enredo mistura, romance, drama, fantasia, se nos apegarmos em alguns detalhes, até digamos que um "pouco de história, e física", e não deixa de ser é claro, muito emocionante. Sendo assim, vamos a história:


  A história começa no dia 31 de dezembro de 2014, Adaline Bowman (Blake Lively de Gossip Girl), é uma jovem que trabalha numa biblioteca pública, tem uma filha chamada Flemming, mora num apartamento em Chinatown, na companhia de seu cachorrinho Reese. Mas Adaline tem documentos falsos, e atende pelo nome de Jennifer Larson, isso porque ela tem 107 anos. Sim eu disse 107 anos.
  Adaline nasceu em 01 de janeiro de 1908, tinha uma vida como de qualquer outra garota do seu tempo, após alguns anos a jovem se casa e tem uma filha, mas fica viúva muito cedo. Até que um certo dia em 1937, a garota viajava para casa de praia de seus pais, quando algo aconteceu, começou a nevar na Califórnia, com isso, Adaline sofreu um grave acidente, seu carro capotou pra fora da estrada até cair dentro d'água.
  Nos dois minutos seguintes ao acidente, Adaline perdeu a respiração, por conta da água gelada, a temperatura de seu corpo chegou a 30ºC, entrando em estado de hipotermia, assim seus batimentos começaram a diminuir, até que de repente, um "super raio" carregado com 500 milhões de volts, e com uma intensidade de 60 mil amperes, atinge seu carro, descarregando eletricidade também no corpo de Adaline, após essa descarga, a jovem retoma a consciência, mas carregará junto consigo a eternidade, ela não envelhecerá mais nenhum dia, assim permanecerá sempre com 29 anos.
  Com isso, Adaline tem uma sentença de ver tudo e todos a sua volta se modificarem, menos ela. Assim com o passar dos tempos, ela começa  ser investigada pelas autoridades americanas, pois sua aparência física não muda, então ela se vê obrigada a entrar em constante fuga, nunca fica muito tempo em um mesmo endereço, até que sem ter onde se esconder em seu país, Adaline deixa sua filha, que sabe de seu "segredo", e parte para algum lugar do mundo.
  Ela promete a si mesma, que jamais revelará seu verdadeiro nome, e que a cada década, mudará sua aparência, seu estilo de vida, emprego endereço e etc, então Adaline vive por muitos anos na Europa, passando por vários países, onde aprende vários idiomas, inclusive português, depois de 50 anos, ela retorna para seu país, para viver perto de sua filha que já se tornou uma idosa.
  O filme é repleto de flashbacks, assim,voltamos para 31/12/2014, Adaline vai comemorar a noite de ano novo e também seu aniversário, em um local muito tradicional da cidade, que ela conhece muito bem, no meio da festa, ela conhece um homem, muito elegante e atraente, Ellis Jones (Michiel Huisman), Ellis encanta Adaline, mas como ela não se envolve com ninguém por conta de sua imortalidade, faz de tudo para ignorá-lo, mesmo com todo o "descaso", Ellis não desiste de conquistar a jovem, e aos poucos vai descobrindo onde ela trabalha, e vive, ele de cara conta sobre toda a sua vida para a jovem, que aos poucos se deixa encantar pelo jeito divertido de Ellis.
  Após muita resistência e após ouvir conselhos de sua filha, ela resolve que chegou a hora de viver um amor novamente, e engata num relacionamento com o rapaz, se entrega a esse "amor proibido" para ela, até que Ellis a convida para passar um fim de semana na casa de seus pais, numa cidade do interior. Adaline ainda contrariada aceita o pedido. Ao ser apresentada aos pais de Ellis, acontece uma terrível surpresa ou coincidência, o pai de Ellis a reconhece imediatamente, ele tinha sido um romance do passado de Adaline, na década de 60, quando ela estava começando sua vida na Europa, assim a garota diz que se chama Jennifer, e que Adaline era sua mãe, que já havia falecido.
   Mas como todo segredo chega a tona, um dia o pai de Ellis vê uma cicatriz na mão da jovem, cicatriz essa, de um corte que foi costurado por ele quando eram namorados, assim Adaline não tem escapatória, é obrigada a contar toda a sua história ao seu amor do passado, e como ela se tornou essa "espécie rara" dentro da humanidade, após isso ela decide que fugirá novamente para bem longe, mesmo após vários pedidos contrários de seu sogro, assim ela deixa um recado se declarando para Ellis, dizendo que um dia irá se explicar e parte estrada a fora.

  É óbvio que eu não vou contar o que acontece depois disso, só tenho a dizer que ainda tem muito filme e muitas surpresas pela frente até chegar ao seu emocionante final que me arrancou muitas lágrimas (como se fosse preciso muito para isso né).
  O melhor site para assistir ao longa é o Filmes Online Grátis, porque a versão é legendada e eu acho muito melhor.
  Espero que tenham gostado da dica, me desculpem, mas eu não sei escrever pouco!!
  Vou ficando por aqui, beijos, boa noite e até a próxima!!
  
  


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Filme: E o seu nome é Jonas.

   Muito boa noite, pra quem está curtindo esse friozinho que está fazendo aqui em Guarulhos!
   Hoje, irei escrever sobre um filme que assisti nessa semana, indicado por uma professora da faculdade, me deixou muito impressionada. O longa metragem "E o Seu Nome é Jonas" (And your Name is Jonah, 1979), não consegui encontrar muitas informações sobre quem são os atores, e também não os reconheci porque o filme já tem 36 anos. No entanto, é um filme emocionante, triste, e que te faz refletir muito sobre a vida das crianças surdas, e toda a dificuldade que seus pais enfrentam para conseguir um meio de comunicação com elas, e garantir sua inserção dentro da sociedade que não aceita pessoas que não sejam "diferentes". Vamos à história:


  O filme conta a história do menino Jonas, o garoto passa três anos internado num hospital para crianças com Síndrome de Down, até que um dia o médico dá o diagnóstico para sua família de que o garoto é surdo, e precisa passar com especialistas para que possa desenvolver sua comunicação, e principalmente sua fala, lembrando que naquela década, as escolas não aceitavam a Língua de Sinais, para a comunicação com os surdos, com argumento de que uma criança que não fala, não é capaz de pensar e se desenvolver como as outras crianças, (argumento que infelizmente muitas pessoas utilizam atualmente, mesmo com vários estudos que comprovem o contrário disso).
  Com o passar do tempo, seus pais entram numa luta constante em tentar encontrar a melhor forma para Jonas se "curar" da surdez, investem em escolas fonoaudiólogos e aparelhos auditivos, mas, não se obtém sucesso, pois mesmo com todos esses recursos, Jonas não consegue falar, pelo fato de ele não conhecer nenhuma palavra porque não pode ouvir (o que é óbvio), assim, seus pais começam a perder a esperança de que o garoto possa se comunicar como todos aqueles que estão a sua volta.
   Depois de um tempo, os pais de Jonas se separam, e a mãe do garoto sente-se culpada pelo fim de seu casamento, e poe ter um filho surdo, então ela terá de arcar com todas as responsabilidades para ver seu filho bem e sentir-se feliz. 
  No desenrolar do filme, as cenas se tornam mais angustiantes, como quando Jonas fica irritado ao perceber que sua mãe não entende que ele quer comer um cachorro quente. Outra cena é quando o garoto sai sozinho de casa, se perde pela cidade, e é levado por um policial para um hospital, pois está muito assustado, e quando a mãe de Jonas chega ao hospital, vê o garoto amarrado numa maca, como se ele fosse "louco", e também a cena em que Jonas é colocado de castigo pela sua professora, por não conseguir falar o que estava sendo ensinado.
  A situação começa a melhorar, quando a mãe de Jonas conhece um casal de surdos no consultório da fonoaudióloga, a partir daí ela começa  frequentar um "Clube de Surdos", que é um local onde todos os surdos da região se encontram para se divertirem. Lá ela entra em contato com a Língua de Sinais, e assim vê uma oportunidade de finalmente seu filho conseguir se comunicar com ela e toda sua família, e adere essa decisão, mesmo sendo algo totalmente fora do que se é permitido naquele contexto.
  Por fim, Jonas começa a aprender o que são todas aquelas coisa que lhe rodeiam. O aprendizado é constante e intenso tanto para ele, como para sua mãe, assim ele aprende várias palavras simples como,  "mamãe", "amor", entre outras.
  
 O filme está disponível no youtube nas versões dublado e legendado, vale muito a pena separar um tempo para assistí-lo, e aprender que todos nós somos diferentes, O filme dá apenas um exemplo das diferenças que existem na sociedade, o exemplo das pessoas surdas que lutam diariamente contra toda a recriminação que infelizmente ainda sofrem por não ser igual a maioria das pessoas, e enquanto nós não percebemos de que as diferenças devem ser respeitadas, independente de quais sejam, a sociedade continuará esse constante caos.
  
  Essa foi a dica de hoje!!
  Espero que gostem e pensem sobre esse assunto. Beijos e até a próxima.