"Dizem que nosso destino está ligado a nossa terra, que ela é parte de nós assim como nós somos dela. Outros dizem que o destino é costurado como um tecido onde a vida de um determina a de muitos outros. É a única coisa que buscamos, ou que lutamos pra mudar, alguns nunca encontram o destino, mas outros são levados a ele." - Mérida Valente
Meus amores! Muito boa noite! Olha eu aqui de novo para compartilhar mais um filme. Hoje vou falar sobre um dos filmes mais legais que já assisti, a animação "Valente" (Brave, 2012), na verdade, "Valente" é muito mais que uma simples animação, é um filme cheio de magia, aventura, fantasia, emoção que nos faz refletir sobre nossas escolhas, nossos laços e o destino que nos é imposto sem nosso consentimento. A forma como a princesa Mérida (que quer ser tudo menos uma princesa como todas as outras), encara as situações que seu destino lhe impõe é uma verdadeira demostração de como se deve ser valente sem que ninguém em sua volta saia prejudicado. Vamos a história:
Mérida é uma linda princesa, filha do rei Fergus e da rainha Elinor, com seus enormes cachos ruivos, ela adora histórias de batalhas e participar delas (algo que sua mãe não aprova por ela ser uma dama). Ainda quando criança seu pai a presenteou com um arco e flecha, e logo se tornou seu brinquedo favorito, um dia ao brincar de disparar flechas, uma elas vai para o inicio da floresta, lá Mérida encontra o Fogo Fátuo, (o mesmo das lendas que a mãe dela contava), enquanto a família volta para o castelo, um enorme urso aparece, nesse momento o rei Fergus perde uma de suas pernas, e a partir daí trava uma batalha incessante para se vingar de todos os ursos daquele lugar.
Muitos anos se passam, Mérida cresce e ganha três irmãos, sua vida é maravilhosa, ela se tornou uma grande arqueira, tão boa a ponto de não errar um alvo sequer, seu melhor companheiro é seu cavalo Angus, porém, o que lhe entendia são todas as regras que são impostas pela sua mãe. Para a rainha, Mérida deve se comportar como uma dama e princesa que é, saber discursar diante de todos, ter postura, parar de lançar suas flechas por todos os lugares, ser cuidadosa, entre muitas outras recomendações, mas, o que deixa Mérida mais chateada é a notícia de que os clãs aceitaram o pedido de sua mãe para a competição de quem irá se casar com a princesa, e isso era o que a garota menos queria, ela não entende o porquê de ter que se casar contra sua vontade.
Porém todas as tentativas de convencer sua mãe do contrário são em vão, e o dia dos clãs se apresentarem chega, Mérida não esta nem um pouco interessada em escolher pretendentes, ela escolhe somente a modalidade dos jogos que os rapazes deverão disputar para sua conquista, seu esporte preferido "arco e flecha", então, no meio da competição Mérida resolve mudar suas atitudes, ela põe seus cabelos a mostra, rasga seu vestido e começar a disparar as flechas para a surpresa de todos e principalmente para desafiar sua mãe.
Depois dessa atitude, Elinor e Mérida tem uma terrível briga, onde a garota rasga a tapeçaria separando a imagem dela e de sua mãe, e Elinor joga seu arco numa fogueira, assim Mérida sai com seu cavalo desesperadamente pela floresta até que os dois param num lugar com várias colunas de pedra, Mérida vê o Fogo Fátuo novamente, dessa vez ele a leva até a casa de uma bruxa, que fabrica estátua baseadas em ursos, na casa da bruxa ela pede um feitiço que mude seu destino, a bruxa atende seu pedido, porém explica que todo feitiço tem sua consequência.
Mérida volta pra casa com o feitiço, um docinho colorido, no qual o gosto não agrada muito sua mãe, pouco tempo depois Elinor começa a se sentir mal e para surpresa de Mérida, ela se transforma num enorme urso, assim a princesa começa a pensar em um jeito de sair com sua mãe do castelo sem que seu pais as encontre, e voltar até a casa da bruxa pra desfazer o feitiço, assim as duas partem numa grande aventura, no meio da floresta as duas precisam de se alimentar, e Mérida ensina sua mamãe urso a pescar peixes no rio, e aos poucos Elinor apresenta instintos selvagens, o que assusta a garota.
Chegando a casa da bruxa, uma surpresa, a velhinha não está lá, mas ao jogar um líquido no caldeirão uma imagem da bruxa aparece, e esta revela que é preciso reatar a ligação desfeita antes do segundo nascer do sol, para que a magia termine, de início Mérida não entende o recado da bruxa, mas durante o caminho de volta para o castelo, mãe e filha encontram uma espécie de reino que se tornou ruínas, e Mérida ao cair num buraco vê uma pedra quebrada, em um pedaço o desenho de três homens, no pedaço caído está desenhado somente um, então a garota começa a montar o quebra-cabeça, aqueles quatro homens eram os irmão da lenda que sua mãe contava, e o pedaço que estava quebrado era o irmão que não quis seguir seu destino, e, virou um urso assim como sua mãe, o urso terrível que arrancou a perna de seu pai, e que também foi enfeitiçado pela bruxa, assim, as duas voltam imediatamente ao reino para costurar a tapeçaria e quebrar a magia.
Ao voltarem ao castelo, se deparam com uma tremenda confusão entre os clãs visitantes, pois há uma ameaça de urso nas redondezas e a rainha ainda não deu sua decisão sobre quem casará com Mérida, no entanto a própria princesa toma uma decisão ela resolve questionar se os clãs estão ali por vontade própria ou não, e com a ajuda de sua mãe, convence todos a desistirem dos jogos e da conquista, no meio de todo esse alvoroço sua mamãe urso acaba sendo descoberta por uma empregada do castelo, e Elinor precisa fugir novamente antes que seja morta por Fergus, então Mérida encontra seus irmãos que comeram do doce enfeitiçado e também viraram ursinhos fofos demais, e com a ajuda deles costura a tapeçaria, e atrás de seus pais antes que aconteça o segundo nascer do sol e sua mãe vire um urso para sempre.
Se Mérida consegue desfazer o feitiço ou não é preciso terminar de assistir o filme, mas eu garanto que o final é emocionante por demais.
Então esse foi o filme de hoje, logo menos volto com mais postagens para vocês.
Beijos e boa noite!!