segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Série "As Crônicas de Nárnia"

" - Nárnia, Nárnia, desperte! Ame! Pense! Fale! Que as árvores caminhem! Que os animais Falem! Que as águas sejam divinas!" - Era ele, o leão.


         Essa incrível frase, marca o início da criação de Nárnia, no primeiro livro da série de C.S Lewis que iria conquistar o mundo.
         O Sobrinho do Mago, não é o primeiro livro da ordem de lançamento, mas o 1º da ordem cronológica dos fatos, que mostra como tudo começou nesta terra que é amada por todos os seus fãs, (assim como eu).
      

          Esta é a capa do livro que considerei a mais bonita de todas da série, apesar de ser meio suspeita de falar.
          Vamos a história, esta se passa no início do século XX, em Londres, tudo começa a se desenrolar a partir do momento em que Polly e Digory se encontram e se tornam amigos inseparáveis, e numa noite qualquer estes entram em uma sala sombria e estranha, nos fundos da casa de Digory, sem saberem que este comodo existia, e descobrem que era o quarto secreto do velho André (tio de Digory), até que estes colocam em seus dedos os anéis verdes que encontraram sobre a mesa, e vão para outro mundo, este lugar mágico chamado de Nárnia, conhecem  Cair Paravel, onde libertam Jades a então Feiticeira Branca 
       Nárnia é um lugar  onde os animas falam e as árvores se mexem, ouvem, andam e sentem, Polly e Digory vão até os mais altos montes para achar a fruta da Terra da eterna juventude, segundo Tio André, para curar a mãe de Digory de sua grave doença.
       Com o passar do tempo em Nárnia eles conhece o grande rei daquele país, o leão Aslam, e para salvar sua mãe, Digory necessita pedir ao leão a permissão de como encontrar o grande fruto, e assim Aslam diz que o fruto está entre os grande montes, e oferece aos dois amigos um cavalo com asas para que esta viagem aconteça.
         Por fim, Polly, Digory e Tio André voltam a Londres, através dos anéis amarelos, e trazem a maçã da cura, onde outra idêntica a esta é plantada no quintal da residência de Digory, ali nasce uma árvore mágica e com o passar dos anos se torna o guarda-roupa (os espertos entenderão).
        É uma narrativa completamente fantástica, que conquista todos o leitores facilmente, e tem como não gostar de Nárnia?
        Conforme ler os próximo livros, deixarei meu relato aqui, e os compararei com os filme já lançados.
        Boa noite a todos!!
        Beijos, até logo.

     

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Chegou a hora. Que venha o Enem!

     

               Fugindo um pouco do tema do blog, vamos falar de um assunto que está a afligir todos os jovens que estão no 3º ano do Ensino Médio mais precisamente, o querido (ou não) ENEM.
             Esse menininho aí de cima, irá fazer parte do nosso indispensável fim de semana :( . Por esse lado é triste, mas vejamos o lado positivo disso tudo.
             Este exame, ou vestibular como muitos dizem, foi feito para aumentar o ingresso de jovens, principalmente de escolas PÚBLICAS nas universidades também PÚBLICAS.
            São ao todo 7 milhões de inscritos, portanto 7 milhões de pessoas concorrendo junto com você ou melhor como todos nós de canto a canto do Brasil, ou seja você tem que se sair muito bem mesmo, porque de todos esse candidatos poucos são selecionados para cursar uma faculdade.
           Então boa sorte para mim, e para todos que farão o ENEM neste fim de semana.
           Para quem não está por dentro do calendário de gabarito disponibilizarei o link logo abaixo, a data do resultado oficial ainda não foi divulgada:

        Que a sorte esteja conosco!!!
        Beijos, até ++++.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

E como toda adolescente...


             Pois bem minha gente, como toda adolescente desta década do século XXI, eu também já li a saga Crepúsculo ou melhor este livro da saga de Stephenie Meyer que fez um sucesso estrondoso com os filmes e blá, blá, blá, todos já sabem disso.
            Bom foi o único  livro da saga que li e (sem querer ofender os fãs, pois sou mais fã dos filmes que dos livros), não subiu no meu conceito.
           Não estou falando mal, faço apenas uma crítica a este último livro da saga, que por ser o último poderia ter sido melhor tanto na história quanto na intensidade dos acontecimentos, na emoção e no desfecho.
          Começo pela divisão, o livro é dividido em três partes certo? Certo. Duas narradas pela Bella e uma narrada pelo Jacob, ficaria melhor se fosse narrado somente pela Bella assim como os outros 3 livros anteriores, ou então também deveria ter a visão do Edward sobre todo o acontecimento. - 1 ponto.
         Fica tudo muito subjetivo sobre as sensações da Bella como vampira e seu poder magnífico. E sem querer constranger, é impossível um vampiro que já é morto a mais de 109 anos (sei lá, não lembro mais a idade ao certo) ter um filho, é IMPOSSÍVEL. Drácula com certeza está muito chateado, menos 1 ponto.
        Outro aspecto relevante, é o crescimento da pequena Renesmee, que sinceramente não faz sentido, desde a barriga de sua mãe, pois todo vampiro teve seu processo de desenvolvimento igual ao de uma criança normal, este só é transformado depois de adulto, menos outro 1 ponto, entre outros aspectos que agora não me recordo, pois o li há 3 anos nem tudo está fresco em minha mente.
       E por fim mais 1 ponto negativo, que é a história em geral, as duas primeiras partes fixam somente na gravidez da Bella e os fatos da última não dão tanta enfase assim para um final de saga, por mais que esta seja romântica, era necessário uma ação no livro para prender o leitor, isso não acontece, e quando chega a hora da batalha também nada acontece, toda aquela preparação, clãs de todo o mundo reunidos e nada...
       Se o filme não tivesse a cena da luta, não sei se sua bilheteria teria arrecadado milhões e milhões em ingressos vendidos, pelo menos me surpreendi com o longa metragem somente o " parte 2".
      Então de 0 a 10 minha nota é 6.
       Portanto minha dica é: só leiam o livro quem ainda não leu, e se tiver a curiosidade de comparar ele e o filme, do contrário fique somente com o filme. (Não me crucifiquem por isso fãs).
      Beijos, até a próxima!

       

sábado, 19 de outubro de 2013

Centenário Vinícius de Moraes, um dos maiores poetas brasileiros.

"Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos numero zero"


       Acho que praticamente todas as pessoas já ouviram essa música não é mesmo?
      Seja na pré-escola numa brincadeira de roda, no rádio, numa propaganda de televisão, mas você sabia que essa música era do Vinícius de Moraes? Não? Eu também não (perdoe minha ignorância aqueles que já sabiam). Descobri hoje por ter lido uma matéria sobre seu centenário.
      Sabia que ele faria 100 anos hoje? Também não? Pois é, completaria um século hoje, um dos maiores e melhores poetas brasileiros, que reinventou a poesia do século XX e criou a Bossa Nova reconhecida mundialmente, por suas composições únicas e românticas que servem de serenatas para muitas e muitas pessoas.
      Vamos encerrar a num clima romântico. Deixo aqui uma a música que considero a mais bonita de Vinícius de Moraes:


     "Pela Luz dos Olhos Teus -Vinícius de Moraes."


      
        Beijos, até a próxima!!!




Da literatura árabe ao mundo.

                Essa linda capa mostrada acima, é do aclamado romance do escritor árabe Khaled Hosseini, que é intitulado como "O Caçador de Pipas" .
              O livro se passa no cenário de "guerra" ( se é que pode se dizer assim) do Afeganistão em meados da década de 70 e 90.
              Conta a história de vida de dois meninos (Amir e Hassan) que são grandes amigos desde que nasceram, por terem tido a mesma ama-de-leite, esta amizade é interrompida por conta de uma mentira de Amir à Hassan, neste meio tempo Amir vai para os Estados Unidos com seu pai, depois de muitos anos, um velho amigo da família, revela a Amir que seu país de origem está sob domínio dos talibãs e que estes estão executando todos aqueles que são hazaras. Então, Amir volta ao Afeganistão, descobre que seu grande amigo, na verdade era seu irmão e  também foi executado de forma cruel e seu filho precisa de ajuda para se livrar daquele lugar que vive em confronto constante, assim faz de tudo para salvar seu sobrinho.    
              Foi um dos melhores livros que tive a honra de ler. Minha irmã me emprestou após ter comprado e se encantado também, é uma história linda e emocionante, e faz com que o leitor descubra culturas completamente diferentes da que vive e também o sofrimento que algumas passam, também deixa muito claro que toda mentira tem sua consequência, assim como a do pai de Amir que escondeu durante anos que Hassan era seu irmão, e Amir ter escondido de Hassan a verdadeira razão que destruiu sua amizade, assim, não tendo a chance de se desculpar de seu irmão.
           Por isso recomendo a todos os que puderem ler este livro, que é realmente maravilhoso, e nos dá uma verdadeira lição de vida, sem mais.
           Espero que gostem da dica, até a próxima postagem, que provavelmente, será ainda hoje.
          Tchau, tchau!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Minhas saudações.

           Olá à todos e todas, eu me chamo Thaís, como já aparece no nome do blog, tenho 16 anos atualmente, e abro esta página para compartilhar um pouco mais sobre os livros, filmes, músicas (que não deixa de ser uma forma de leitura), que gosto e me identifico.
         Compartilharei com vocês dos livros mais antigos, até os atuais que conheço, para atingir gostos variados e todas as idades!!!
         Não tenho muito talento com tecnologia, por isso o blog é bem simples.
         Sejam bem-vindos e espero que gostem.
         Thaís SM.