sábado, 31 de maio de 2014

Série "As Crônicas de Nárnia" livro 2

"O mal será bem quando Aslam chegar,
Ao seu rugido, a dor fugirá,
Nos seus dentes, o inverno morrerá, 
Na sua juba, a flor há de voltar."

    Muito boa noite meus amores e minha amoras!
    A postagem de hoje é mais que especial, sim, sim, sim! Com o poema acima estou me referindo ao 2º livro  da série "As Crônicas de Nárnia" intitulado de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" (The Lion, the Witch and the Wardrobe).
   O 2º livro pela ordem cronológica dos fatos, mas o 1º na ordem de lançamento, foi o de mais sucesso na série de C.S, Lewis, lançado em 1950, foi escrito para as crianças que haviam sofrido algum trauma durante a 2ª Guerra Mundial, com o intuito de confortá-las e colocá-las dentro de um universo de magia, aventuras e descobertas, para assim se esquecerem um pouco das dores sofridas. Contarei agora um resumo desta história magnífica.


     
     O livro conta a história de quatro irmãos : Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, nesta ordem de idade, eles saem de Londres e vão morar na casa de um velho professor, por conta de ataques da 2ª Guerra na cidade. Quando os irmãos chegam na casa, acham o professor bastante simpático, e ficam completamente assustados e admirados com o tamanho daquela casa enorme. Assim durantes os próximos dias os irmãos resolvem explorar todos os seus cômodos.
   Um certo dia enquanto brincavam de esconde-esconde, a pequena Lúcia acha uma sala com apenas um guarda-roupa e o faz de seu esconderijo, a partir deste momento a aventura começa, pois, após alguns passos, Lúcia se vê num bosque coberto de neve, e lá encontra um fauno, o sr. Tumnus, que a leva à sua caverna e  logo se tornam amigos, assim lhe conta que ela está em Nárnia, e também que a terrível Feiticeira Branca fez com que lá sempre fosse inverno e nunca Natal. Assim depois de algum tempo o fauno a leva de volta ao lampião e Lúcia retorna para casa e percebe que o tempo não passou, conta o ocorrido aos irmãos, mas estes não acreditam.
   Um certo dia, Lúcia resolve entrar de novo no guarda-roupa, mas desta vez Edmundo segue a irmã, mas para sua surpresa, se encontra com a Feiticeira Branca, que o enfeitiça com manjar turco, assim o menino conta sobre toda sua vida, e também que tem mais 3 irmãos, assim a feiticeira diz pra ele ir para seu "mundo", e só voltar em Nárnia com os outros irmãos, no caminho do guarda-roupa Edmundo e Lúcia se encontram, e ao chegar em casa, desmente tudo o que Lúcia contou, chamando a menina de boba.
    Até que num dia de expedição na casa do professor, os quatro resolvem se esconder da governanta e assim entram no móvel, e todos descobrem que Lúcia não está mentido e aplicam uma severa bronca em Edmundo, ao chegar em Nárnia pegam quatro casacos e resolvem procurar o fauno amigo de Lúcia, mas é tarde demais, pois a Feiticeira já havia transformado o coitado em estátua de pedra, assim ao andar no bosque eles encontram o sr. e sra. Castor,o casal de bichinhos os acolhe muito bem, e conta tudo o que acontecem em Nárnia depois de a feiticeira tomar o poder, depois de algum tempo de conversa percebem que Edmundo não está por perto, Edmundo tinha ido ao castelo da feiticeira e contado sobre seus irmão estarem em Nárnia e também que descobriu que Aslam está voltando assim, por não levar os irmão ao castelo, a feiticeira o faz seu escravo e vai atrás das outras crianças.
    Neste mesmo tempo, as crianças e os castores, veem a neve derreter, e eis que o Papai Noel chega e presenteia a todos, Pedro com um espada, Susana com flechas e um instrumento capaz de chamar ajuda de outros locais, e Lúcia um elixir de cura. Até que a neve some completamente e Aslam chega, as crianças contam ao leão, tudo o que aconteceu, como chegaram em Nárnia, como encontraram os castores, até mesmo a traição de Edmundo e dizem ao rei da selva, que a Feiticeira está por perto, para transformar todos em pedra, assim Aslam tenta acalmar a todos e diz que tudo irá se resolver.
   Depois de algumas horas Aslam se encontra com  Feiticeira, esta diz que vai matar Edmundo antes que a profecia dos quatro tronos de Cair Paravel se concrete, (se concretizada, a feiticeira perderia os poderes, e os irmão se tornariam reis e rainhas de Nárnia), então o leão resolve se por em sacríficio no lugar de Edmundo, sem o garoto saber.
   Quando a feiticeira conquista seu triunfo, Aslam por sua vez está morto, e assim a terrível bruxa está livre para matar a todos os habitantes de Nárnia, mas a bruxa desconhece a magia ainda mais profunda de antes da aurora do tempo, esta diz que o rei Aslam, nunca será derrotado, então o grande leão ressucitado, volta aos territórios de Nárnia, e lá todos os animais do bem e Pedro lutam com as terríveis criaturas aliadas da feiticeira e as derrotam. 
   Assim quando Nárnia reencontra a paz, os quatro guerreiros irmãos são coroados reis e rainhas de Nárnia, Pedro o Magnífico, Susana a Gentil, Edmundo o Justo e Lúcia a Destemida. Logo vários anos se passam, e estes se tornam adultos, então saem a caçada do veado branco, animal este que nunca ninguém conseguiu capturar, nessa jornada encontram um lampião no meio da floresta, e assim resolvem descobrir o que depois daquele objeto, e porque ele estava em Nárnia, e então em pouco segundos eles saem do guarda-roupa da casa do professor, e voltam a ser apenas as quatro crianças, os quatro pequenos irmãos, e percebem que a governanta ainda está nos corredores, o tempo não passou no mundo real, então todos vão contar ao professor que Lúcia não estava mentindo e que Nárnia era maravilhoso, e o professor os responde: 
   
   " Quem é coroado rei em Nárnia, será sempre rei em Nárnia. Mas não tentem seguir o mesmo caminho duas vezes. Na verdade, vocês nem devem fazer alguma coisa pra voltar a Nárnia. Nárnia acontece. Quando menos esperarem pode acontecer."

   E assim me despeço!
   Mil beijos, e até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário