quarta-feira, 18 de março de 2015

Livro: O Morro dos Ventos Uivantes.

   Boa noite gente!
   Hoje vou escreverei aqui, sobre um livro que me despertou muita curiosidade há alguns anos, mas só tive a oportunidade de lê-lo no início deste ano.
   O livro se chama "O Morro dos Ventos Uivantes" (Wuthering Heigths) da escritora britânica Emily Brontë.
   O romance foi o único livro escrito por Emily Brontë, (vale lembrar que a escritora morreu com apenas 30 anos "1818 - 1848"), foi lançado no ano de 1847, um ano antes da morte de Emily, e é considerado um dos maiores clássicos da literatura inglesa.
   A história é tão sinistra e terrível (sim, TERRÍVEL), quanto o título da obra, esse é um daqueles livros no qual você começa a ler, e precisa para várias vezes para encaixar as partes da história, por ser composto por vários flashbacks no seu desenrolar, e as vezes fica um pouco confuso de se entender, mas mesmo assim é uma história que consegue te prender e até te comover em algumas partes, agora vamos a um resumo breve.


  O livro conta a história de duas propriedades vizinhas, situadas em Yorkshire na Inglaterra, uma é a Granja dos Tordos, e a outra O Morro dos Ventos Uivantes, que é onde se passa boa parte da história.
  Tudo começa no final doas anos de 1780, quando um homem chamado sr.Lockwood aparece no Morro do sr.Heathcliff, interessado em alugar por uma temporada, sua casa na Granja, o Lockwood não é muito bem recepcionado pelo dono da propriedade, que não se diz muito interessado em ceder a casa para alguém que ao menos conhece, mas logo Lockwood convence Heathcliff, e aluga a casa da Granja por um ano. Antes de se instalar na sua nova casa, Lockwood passa alguns dias na casa de Heathcliff no Morro, e lá conhece alguns de seus familiares e funcionários, dentre eles está: Catherine Heathcliff - nora do sr. Heatcliff, Hareton Earnshaw - primo de Catherine, considera Heathcliff como pai, o criado Joseph - um religioso que diz que todos da casa estão condenados ao inferno, e a governanta da Granja a senhora Nelly Dean.
   Pouco tempo depois de Lockwood ter se instalado na Granja contraiu uma forte doença, que o impediu de que saísse de sua cama, assim tendo Nelly como sua governanta, pede à ela que a conte um pouco sobre a história da família que habita no Morro, e porque suas vidas são tão tristes e amargas, assim Nelly inicia uma longa narração em mínimos detalhes para que o Lockwood e nós leitores, para que possamos entender como tudo se originou, assim ela começa narrando sua historia pessoal e de todos os moradores da Granja e do Morro.
  O Morro pertence a família Earnshaw e a Granja a família Linton.
  Nelly começa contando como era a família do Morro em meados de 1770. Nesse tempo o Morro era habitado pelo sr. Earnshaw dono da propriedade, que tinha dois filhos chamados Catherine e Hindley Earnshaw, todos vivam bem, até que num certo dia, o sr.Earnshaw aparace em casa trazendo um menino que havia encontrado na rua que se chama Heathcliff, um garoto com aspectos nada amigáveis, a partir daí a vida no Morro começa a mudar, Hindley detesta de cara seu hóspede, já Catherine se encanta com seu novo amigo, assim como Heatcliff se encanta por ela, os dois se tornam amigos inseparáveis, compartilham todos os seus segredos, sem saberem que dessa amizade nascerá um amor incontrolável.
   Mesmo sofrendo xingamentos de Hindley e algumas ofensas de Catherine, Heathcliff não se distancia da família, alguns anos depois, enquanto os dois amigos Cathy e Heathcliff brincavam num bosque perto da Granja, Cathy é atacada pelos cachorros da propriedade, e resgatada pelo dono da Granja o sr.Linton, e fica algumas semanas na casa vizinha até se recuperar, deixando assim seu amigo sozinho na casa do Morro. Na Granja, Cathy conhece os irmão Edgard e Isabella Linton, com quem faz uma grande amizade. Ao regressar ao Morro já recuperada, conta a Heathcliff sobre seus novo amigos, o garoto então demonstra um enorme ciúmes por Cathy.
  Passado-se os anos, os quatro garotos agora são lindos jovens, e assim começa a grande tragédia da história, quando os quatro garotos descobrem seus sentimentos, portanto, Cathy e Heathcliff se amam, Edgar ama Cathy e Isabella ama Heathcliff. 
  Apesar de tudo isso Cathy se casa com Edgar, porque segundo ela, sua imagem não ficaria bem vista, se casa-se com Heathcliff que não era "ninguém", esse acontecimento desperta uma grande ira em Heathcliff, e a partir daí, ele começa a planejar sua vingança mortal contra os Linton. Depois do casamento, Cathy vai para a Granja com Earnshaw e leva Nelly como sua governanta. O primeiro passo para a vingança de Heathcliff é casar-se com Isabella, mesmo contra a vontade de todos, e parte do seu ódio por Edgar, desconta na pobre moça. Mesmo depois dos casais formados, Heathcliff passa a se encontrar com Cathy, as escondidas, no entanto Edgar descobre, e o ódio que um sente pelo outro ascende ainda mais.
  Toda essa situação, leva Cathy a demência, e ela morre no dia que a dá a luz a sua filha que recebe o nome de Catherine Linton. Pouco tempo depois Isabella foge do Morro, e numa cidade afastada dá luz ao seu filho com Heathcliff, Isabella nomeia seu filho de Linton em homenagem ao irmão.
  Heathcliff odeia tanto seu filho, como Cathy, depois que Isabella morre, o pequeno Linton se muda para o Morro onde viverá na companhia de seu pai e de Hareton, sobrinho da falecida Catherine. Por pura maldade ou ironia do destino e para maior ódio de Heatcliff, agora dono do Morro, os pequenos Cathy e Linton acabam por se apaixonar, assim quando os dois ficam jovens e Edgar Linton, pai da pequena Cathy morre, Heathcliff obriga os primos a casarem, para assim usar seu filho na conclusão de seu plano de vingança, o jovem Linton tem uma saúde frágil, então quando ele quando morre, já casado com Cathy, as terras da Granja passam a ser de Heathcliff por direito.
  Acontecido isso, Nelly termina sua narração depois de vários dias de história, sr. Lockwood já recuperado resolve ir embora, dizendo a Heathcliff que voltará logo, para acertar o resto do aluguel. Assim quando Lockwood, volta depois de alguns meses para quitar sua dívida, é surpreendido, pela harmonia que encontra na casa do Morro, Nelly o conta que o temível Heathcliff faleceu a poucos dias, Cathy e seu primo Hareton, estavam agora muito próximos, a jovem tinha ensinado a Hareton, tudo o que lhe tinha sido privado, quando Heathcliff viva sob aquele teto, e iriam se casar brevemente, e a  paz, aparentemente voltara a casa do Morro.

   Existem algumas adaptações para esse filme, as mais conhecidas são:
   O filme de 1939, mas conta apenas a historia da primeira geração dos personagens;
   O filme de 1992, este mostra a historia completa;
   A mais recente foi aos cinemas em 2011 dirigido por Andrea Arnold;
  Todas essas adaptações recebem o nome de Wuthering Heiths.

  Esperam que tenham gostado da dica de hoje, e recomendo muito esse livro para todos que se interessarem a ler.
  Beijos amores e amoras!!!
  Até a próxima!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário